top of page
Post em Destaque

Usar ou não o óculos de natação no início do aprendizado?

Essa pergunta traz muitas respostas e ainda divide opiniões. Será que existe resposta certa ou errada? Leia nosso texto e depois nos diga a sua opinião!

A natação pode ser dividida basicamente em quatro fases: adaptação, aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento. A fase inicial, de adaptação, é o momento para o aluno conhecer e explorar todos os movimentos que pode realizar na água, entendendo assim como seu corpo submerso se comporta e como é enxergar debaixo d’água, pois nesse ambie


nte, como a gravidade e o impacto são menores, é preciso saber dominar essa interação. Por exemplo, como o corpo flutua dentro da piscina, é preciso saber controlar a respiração, lidar com os movimentos da água para conseguir mergulhar, voltar à superfície, deslizar, ficar em pé, etc. Então, nessa fase, o uso dos óculos de natação pode atrapalhar o processo de conhecimento do ambiente, fazendo[DST1] com que o aluno torne-se depende desse acessório e seja incapaz de lidar com a água em situações onde o óculo não esteja presente.

De um modo mais prático, pense no seguinte exemplo: imagine que seu filho está em uma festinha na casa de um amigo que tem piscina. De repente, ele pula ou cai na água. Se ele está acostumado com o ambiente aquático, sem óculos de natação, provavelmente lidaria melhor com essa situação do que se tivesse feito sua adaptação utilizando o óculos. Um aprendiz que passa pela adaptação apenas com o uso dos óculos fica [DST2] sem saber o que fazer quando a água entra em contato com seus olhos e a tendência é fechá-los, o que comprometeria a sua orientação na água.

Portanto, a não ser em casos específicos, onde o uso do óculoS seja mesmo indispensável, é aconselhável utiliza-lo com moderação na fase de adaptação. Após essa fase, quando o aluno já dominar o ambiente, o uso dos óculos é opcional, Além disso, aprender a nadar sem os óculos também é muito bom para a auto-estima do aluno, pois nadar sem o acessório traz uma sensação de maior capacidade e liberdade debaixo d ’água!



Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Nenhum tag.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page