top of page
Post em Destaque

Natação infantil: quando iniciar?

Desde o momento em que nossa vida começa, dentro do útero de nossa mãe, vamos desenvolvendo habilidades e movimentos que irão se aperfeiçoar durante os primeiros anos da nossa infância.

Assim como passamos pelas fases de engatinhar, levantar e dar os primeiros

passos até conseguirmos andar com firmeza e até correr, o desenvolvimento das habilidades na água também ocorre em diversas etapas até aprendermos a nadar os quatro estilos.

O desenvolvimento da habilidade da natação começa com os reflexos de nadar (nos primeiros quatro meses de idade) e continua com a aquisição dos movimentos fundamentais, que passarão a ser combinados para podermos realizar movimentos mais complexos e que serão a base dos nados mais avançados, como os quatro estilos.

Além disso, trazemos de dentro da vida no útero a chamada “memória aquática”, que nos ajuda a realizar todos esses movimentos, além de transmitir uma sensação de tranquilidade no meio aquático. Mas essa memória tende a desaparecer se a criança não for estimulada a participar de atividades na água.

Uma criança que é estimulada a entrar em contato com a água desde os primeiros meses de vida, seja em piscinas ou até mesmo durante o banho deixando a água molhar sua cabeça e rosto, tende a desenvolver a habilidade de nadar com mais naturalidade e desenvoltura que uma criança que não teve esse estímulo. Por isso, crianças que não tiveram contato com o ambiente aquático até por volta dos três anos de idade podem não se sentir tão à vontade na água quanto um bebê.

Isso não quer dizer que uma criança que começa a praticar a natação mais tarde não seja capaz de desenvolver todas as habilidade na água e aprender a nadar! De forma alguma! Todos nós somos capazes de aprender a nadar, até mesmo depois de adultos! O que pode fazer diferença é o tempo que essa criança levará para adquirir todas essas habilidades.

Vale termos em mente que a natação é um esporte cheio de benefícios em todas as suas fases e que nunca á tarde para começar a aproveitar todos eles!

Posts Recentes
Arquivo
Categorias
Nenhum tag.
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page